Vantagens da tecnologia para escritórios de advocacia




Já falamos um pouco sobre como nós advogados precisamos utilizar a tecnologia para otimizar processos e organizar o escritório. Como gestor e dono do seu negócio, é essencial que o seu escritório tenha objetivos e metas a serem alcançadas agora e no futuro. Por isso, é fundamental que você defina as prioridades das tarefas e ações a serem realizadas para não perder clientes e precisar arcar com possíveis prejuízos. E a tecnologia pode ser um aliado, um braço direito para o seu negócio.


Porém, não basta utilizar a tecnologia pela tecnologia. O primeiro passo é entender o seu escritório como um negócio, uma empresa que possui responsabilidades, prazos, funcionários e lucro. Você realmente conhece o seu escritório? Ser dono do seu negócio é entender cada etapa. Você não precisará resolver tudo sozinho, mas é fundamental entender os desafios e as oportunidades do seu negócio e do mercado no qual está inserido.





Gerenciamento


Falta de tempo é a reclamação mais comum que existe. O profissional de hoje possui uma enorme demanda de compromissos para participar e tarefas para realizar, por isso a organização e o uso da tecnologia é essencial para dar agilidade a etapas e procedimentos do dia a dia. Estamos na era do segundo e agilidade é fundamental para o profissional que deseja se destacar no mercado. Na área do Direito, essa agilidade é requisito, uma vez que o próprio sistema judiciário já possui uma morosidade para alcançar o resultado final de processos. Ao optar por um escritório de advocacia que usa a tecnologia para otimizar processos, o gestor otimiza tarefas, acelera etapas e o cliente fica satisfeito.



Produtividade


Aqui volto a destacar a utilização de softwares jurídicos e aplicativos que podem te ajudar na administração do escritório, desde o controle das finanças até organização de agenda para participação de audiências. Através das ferramentas disponíveis no mercado, algumas ações podem ser organizadas num mesmo ambiente como: lista de tarefas, reuniões, blocos de notas, alertas de prazos, gerenciamento de grupos de trabalho, medição de produtividade e armazenamento em nuvem.



Colaboradores


Conheça a sua equipe e os colaboradores que trabalham com você. É fundamental entender o perfil de cada profissional e alocá-lo onde possa desenvolver todo o potencial. O mercado da advocacia é um muito competitivo no Brasil, e o que faz com que um escritório se destaque perante aos outros é o atendimento dos profissionais que o compõe. Liderar uma equipe de advogados e funcionários, mantendo-os engajados diariamente não é uma tarefa fácil. Por isso, busque elaborar metas que incentive o time e que gere resultados para todos.


Volto a dizer. O uso da tecnologia é mais do que uma facilidade, é a resposta que os nossos clientes precisam e querem. O mercado da advocacia é baseado em relações e indicações, por isso oferecer um bom serviço aliado ao uso da tecnologia é um diferencial competitivo e uma ferramenta essencial para a fidelização de clientes.

E você? Quais tecnologias têm utilizado para melhorar o seu escritório? A rotina de trabalho? A comunicação com os colaboradores e clientes? A gestão do seu negócio?




14 de Abril de 2020.


Professor Rodrigo Telles

0 comentário