Seja um advogado empreendedor




Hoje vamos falar sobre empreendedorismo jurídico. Compreender que é possível empreender no mercado jurídico ainda é uma tarefa distante para muitos advogados. Uma das razões pelas quais você deveria buscar empreender no setor é que, segundo dados recentes, no Brasil, existem mais de 1 milhão e 100 mil advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.


Uma das razões pelas quais você deveria buscar empreender no setor é que, segundo dados recentes, no Brasil, existem mais de 1 milhão e 100 mil advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.


Esse número significa que há 1 operador do direito para cada 209 brasileiros, aproximadamente. Além disso, o Brasil possui mais faculdades de direito do que o resto do mundo junto. Ou seja, nos próximos anos esse número irá aumentar.

Essa expansão do número de advogados formados no Brasil representa uma série de problemas de empregabilidade e exercício de atividade profissional no setor. Ou seja, a concorrência é grande.

O mercado está cada vez mais desafiador e os desafios são imensos. Por isso, hoje iremos discutir sobre as competências necessárias para que você consiga se tornar um advogado empreendedor de sucesso.




Seja visionário


O empreendedor possui perfil visionário e uma visão completa do seu negócio. Para empreender no setor jurídico, você precisa acompanhar as mudanças tecnológicas e saber como isso influencia as relações sociais e de consumo entre você e o seu cliente. Você precisa ter a capacidade de relacionar os conhecimentos jurídicos com as outras áreas; reinterpretar o modelo de prática jurídica e explorar as ferramentas para conquistar parceiros e clientes. Diversifique o seu negócio. Amplie suas fontes de renda e ofereça soluções inovadoras e serviços especializados e customizados para os seus clientes.



Seja estratégico



Para ser um empreendedor jurídico de sucesso, você precisará de duas coisas: planejamento e organização. Um bom planejamento é fundamental para garantir a viabilidade e a sustentabilidade do negócio. Por isso, é fundamental que você saiba com clareza os seus pontos fortes, ou seja, aquilo que te diferencia dos outros profissionais; e também os pontos frágeis – aquilo que precisa ser desenvolvido e aprimorado. Após essa análise, você conseguirá identificar as pessoas e ferramentas necessárias para que você empreenda. Outro ponto principal é organização. É preciso estabelecer etapas para cada fase desse empreendedorismo. Analise os fatores internos e externos, estabeleças os responsáveis, acompanhe o desenvolvimento e estabeleça metas para atingir durante o processo. Ao manter o planejamento organizado, você consegue visualizar cada etapa e também identifica os desafios do seu negócio.



Para ser um empreendedor jurídico de sucesso, você precisará de duas coisas: planejamento e organização.


Automotivação

Um dos principais desafios para ser um empreendedor de sucesso é lidar com os obstáculos. Sair na frente significa enfrentar problemas e desafios que antes você não tinha conhecimento, sem se deixar ser desanimado por eles. É fundamental desenvolver a capacidade de liderança, entusiasmo, planejamento e organização. Empreender pode levar um tempo, mas o resultado é motivador.



Prepare-se


Para ser um empreendedor de sucesso você precisa investir no preparo. E não estou falando apenas de dinheiro. Estou falando de priorizar a busca de conhecimentos, profissionais e ferramentas que poderão te auxiliar a se destacar no mercado. Tenha a consciência de que você não domina todo o conhecimento do mundo, mas que pode aprender diariamente algo novo. Esse é o primeiro passo para o sucesso. Saber que pode e deve sempre se aprimorar. Você precisará buscar conhecimentos como gestão, comunicação, marketing, administração, entre outros. Você precisa ser um profissional com múltiplos conhecimentos. Quando melhor você for, maior competitividade terá e a sustentabilidade do seu negócio fica garantida.



Liderança


Projetos de sucesso possuem grandes líderes. Por isso, seja mais do que um chefe ou dono do escritório. Se torne um líder. Liderar é enxergar o caminho lá na frente e, ao mesmo tempo, entender que pessoas e colaboradores são peças fundamentais para atingir objetivos no presente e no futuro. Seja um líder que inspire as pessoas ao seu redor. Lidere funcionários e parceiros. Se relacione com eles e aprenda o que os inspira no dia a dia. Assim você consegue propor novas soluções e motivá-los a desenvolver o trabalho aplicando todo o potencial. Além disso, quando o cliente sabe que há um líder que possui valores como responsabilidade, justiça, honestidade e gentileza, isso reflete no relacionamento do dia a dia e gera resultados positivos como a famosa propaganda boca a boca.



Coloque em prática


Para ser um advogado empreendedor de sucesso você precisa executar. É preciso correr riscos e, em algum momento, colocar em prática todo o planejamento feito. Não há modelos ou fórmulas prontas para o seu negócio. Faça muitos testes até chegar no modelo ideal para você e para os seus clientes. Alguns problemas surgirão e algumas coisas não darão certo durante a trajetória, mas o empreendedor de sucesso não pode encarar isso como fracasso. É preciso enxergar como oportunidade.


Dica: mantenha o plano de ação e as suas metas sempre visíveis para que todos os dias você se lembre do porque está trilhando esse caminho.


O cenário para o empreendedorismo jurídico é promissor. Por isso, não perca tempo. Leia tudo que puder sobre o assunto. Preze pelas pessoas e por tudo aquilo que o seu escritório ou trabalho significa.

Converse com pessoas de diferentes áreas e busque ferramentas e cursos para se aprimorar e desenvolver soluções inovadoras para os seus clientes agora e no futuro.