Otimize o desempenho do seu software jurídico e melhore o seu escritório



Hoje vou voltar a falar sobre software jurídico. Nos textos anteriores eu já comentei um pouco dessas ferramentas que estão disponíveis no mercado e como elas podem agregar valor ao seu trabalho e à rotina do seu escritório. Um bom software poderá auxiliar você e a sua equipe na organização das rotinas processuais e gerenciais do seu negócio. Um bom sistema facilita a gestão da equipe e do escritório. Além disso, favorece o atendimento de clientes, colabora com o armazenamento e o controle de documentos, ajuda na padronização de peças jurídicas, além de monitorar o controle e o cumprimento de atividades. Porém, gostaria de ir além. Quero falar que, mais importante do que possuir um bom software jurídico, é fundamental que você saiba explorar todos os recursos disponíveis e usá-lo da melhor maneira possível. Por isso aqui vão algumas dicas:



Um bom software poderá auxiliar você e a sua equipe na organização das rotinas processuais e gerenciais do seu negócio.


Capacitação de usuários

É importante entender que quando você decide adquirir um novo software, muitas dúvidas podem surgir em você e na sua equipe. Por isso, capacitação e treinamento são fundamentais nessa etapa. Não adianta ter uma excelente ferramenta se ela não é fácil de ser atualizada ou consultada. Ela precisa ter o que chamamos de “fácil usabilidade”. Com o treinamento adequado os seus colaboradores poderão tirar o melhor proveito do software e acelerar processos rotineiros.



Não adianta ter uma excelente ferramenta se ela não é fácil de ser atualizada ou consultada.


Dispositivos que contribuam para a produtividade


Aqui reforço o tema da tecnologia. Não adianta querer ter um escritório moderno, rápido e acessível se os seus funcionários utilizam computadores Pentium. Tecnologia acompanha tecnologia. De nada adianta ter um ótimo software se você gastar muito tempo para atualizá-lo. Eu garanto que utilização de tablets e smartphones em conjunto com o software jurídico otimiza ainda mais o desempenho dos advogados. Por isso, preste atenção às ferramentas de trabalho básicas que você disponibiliza para os seus colaboradores.



Explore a automação do software


Algumas facilidades estão disponíveis através do software jurídico como, por exemplo, o andamento de consultas a órgãos externos ou publicações. Isso pode ser feito de maneira automática, sem você precisar perder tempo com isso. Descubra todas as possibilidades de integrações com os sistemas judiciários disponíveis e otimize o seu dia a dia. Tente reduzir ao máximo o trabalho manual dentro do escritório.



Utilize a nuvem


Na minha opinião, um dos principais benefícios dos softwares é a possibilidade de acessar o sistema por diferentes navegadores e dispositivos. Todos sabem que arquivos e processos geram volumes grandiosos de papéis e, mesmo com organização, pode ser difícil acessar ou encontrar um documento importante quanto mais precisa. Por isso, eu reforço a importância da nuvem para os escritórios que desejam se destacar no mercado. Através das ferramentas disponíveis, é possível migrar para o digital todos os documentos importantes, gerando a facilidade de poder acessar de qualquer lugar. Minha sugestão é testar os sistemas disponíveis no mercado e entender, junto com a sua equipe, quais oferecem as melhores soluções para o seu escritório e dia a dia. Já usa algum software? Conta pra gente a sua experiência!



23 de Abril de 2020.


Professor Rodrigo Telles

0 comentário