Habilidades que o advogado empreendedor precisa desenvolver



Não importa a área. Um bom profissional é aquele que se mantém atualizado e que entende que a cada dia precisa desenvolver habilidades novas que o ajudarão a trabalhar melhor e a oferecer um serviço customizado para o seu cliente ou público. No direito isso não é diferente. Se quisermos nos destacar e ganhar espaço no mercado, precisamos entender o que nos falta, o que precisa ser melhorado e o que precisa ser adquirido.


Quando pensamos no advogado empreendedor, reconhecer as falhas e desenvolver novas habilidades se torna ainda mais essencial. O mundo do empreendedorismo pode parecer assustador e algumas vezes selvagem, por isso vou ressaltar algumas habilidades essenciais para que você consiga desenvolver o seu negócio de maneira eficaz.




Vontade de aprender


Estar disposto a melhorar a si mesmo e o seu trabalho é essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Aprender sempre e em todas as situações é a chave para a mudança. É preciso ter a capacidade de lidar com o novo e o desconhecido sem medo. Aprenda a aprender. Não apenas a teoria, mas a prática. Esteja disposto a descobrir novos caminhos e testar novas possibilidades. Aprenda com todos ao seu redor.



Saber ouvir


No ramo da advocacia a briga por mostrar que sabe mais do que o outro é algo corriqueiro e muitas vezes inconsciente. E esse é um erro grave. Se você é um advogado empreendedor, eu reforço a necessidade de saber ouvir o que os outros têm a dizer. Do cliente ao funcionário. Do estagiário ao ministro do STF. Não tente deduzir o que o cliente pensa e precisa. Ouça-o de todas as maneiras possíveis. Faça entrevistas, pesquisas e questionários. Converse com ele para entender os problemas e as dores por trás das situações. Ouça além das palavras. Isso é fundamental para projetar as etapas do seu escritório e do serviço que você pode oferecer. Lembre-se que isso faz parte da Experiência do Cliente.


Faça boas parcerias

Todos conhecem o ditado que diz que “sozinho você chega mais rápido, mas acompanhando você irá mais longe”. Essa é uma realidade, porém formar parcerias não é fácil. Você precisa escolher com cuidado e ser estratégico nas suas escolhas. Uma boa parceria agrega valor para as duas partes envolvidas. Por isso, é importante estar conectado com pessoas e empresas confiáveis e que possam te ajudar a viabilizar o seu projeto de escritório. Busque parcerias e transforme sonhos em ações.



Seja didático


Fale a linguagem do seu público. Nós profissionais do direito nos acostumamos a usar termos jurídicos no cotidiano, porém precisamos aprender a ser didático ao falar com o nosso cliente. Uma boa comunicação acontece quando falamos a linguagem do outro. Muitos dos nossos clientes não tiveram acesso à educação escolar e explicar o direito de maneira simples é mais do que importante, é o nosso papel. Faça do seu escritório um local didático, mostre os caminhos que o cliente terá que percorrer, tire as dúvidas. Explique quantas vezes for necessário. Não há nada mais frustrante do que o cliente entender uma coisa e o advogado outra. Minimize os erros através de uma comunicação clara e objetiva.