Como a advocacia se beneficia do avanço tecnológico?



Ao longo dos últimos meses tenho falado como nós precisamos utilizar a tecnologia disponível no mercado para oferecer serviços eficientes e entregar melhores resultados aos nossos clientes.

Hoje vou mostrar como algumas áreas jurídicas já se beneficiaram do avanço tecnológico, criando condições melhoradas do trabalho do escritório e do sistema judiciário brasileiro. Atualmente, a tecnologia tem sido aprimorada e usada tanto pelos cidadãos que buscam informações como pelos Tribunais e empresas interessadas em serviços advocatícios.

A tecnologia está hoje na palma da mão de todos nós, trazendo economia de dinheiro e gerando melhor uso do tempo. Confira abaixo algumas vantagens:




Melhoria na gestão do escritório


A utilização de softwares jurídicos pelos escritórios e profissionais facilita o gerenciamento das informações armazenadas de maneira eficiente. Com as ferramentas disponíveis é possível organizar o funcionamento do escritório, saber o responsável por cada etapa, manter controle do que está sendo feito em cada processo e manter contato com o cliente, além de gerenciar as áreas financeira, administrativa e de contratos. Um dos principais diferenciais é que muitos desses sistemas possibilitam uma conexão com os sites dos tribunais, facilitando o acompanhamento e a atualização dos dados de cada cliente e processo.



A utilização de softwares jurídicos pelos escritórios e profissionais facilita o gerenciamento das informações armazenadas de maneira eficiente.


Padronização de peças processuais


Aqui reforço como a tecnologia pode trazer soluções simples que nos auxiliam no dia a dia. A redação de peças, petições e diligências faz parte da rotina de todo escritório. Por isso, padronizar alguns modelos pode acelerar o trabalho burocrático do dia a dia. E garanto que ter documentos padronizados e disponibilizados na nuvem, ajudarão todos da equipe a obedecer prazos mesmo quando a demanda for grande.



Processo eletrônico


O processo eletrônico chegou para ficar. Um escritório de advocacia que pretende crescer, precisa utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para aperfeiçoar o dia a dia. Através do processo eletrônico, os advogados conseguem fazer consultas e ajuizar ações sem precisar sair do seu escritório. Faça economia de tempo e de custos. Hoje, quase todos os órgãos da Justiça brasileira estão conectados, facilitando o acompanhamento dos processos em tramitação.



Backup de documentos e compartilhamento online


Esse sem dúvida é um dos itens essenciais no dia a dia. A rotina de um escritório com diferentes advogados e clientes demanda uma série de informações e documentos que precisam ser armazenados de forma segura, muitas vezes sigilosa e, ao mesmo tempo, precisa ser de fácil acesso para resolver demandas urgentes ou realizar consultas com precisão. Um backup diário dos documentos e materiais importantes é fundamental para manter as informações atualizadas no sistema, ficar atento aos prazos e facilitar o acesso nos momentos críticos. A tecnologia facilita essa etapa. Através do armazenamento na nuvem, os arquivos ficam salvos e podem ser acessados ou compartilhados com todos os profissionais do escritório. Já falei que a utilização da tecnologia em nuvem pode gerar para o seu escritório economia financeira e do espaço físico.



Reuniões online


O trânsito das grandes cidades é hoje um dos principais motivos pelo qual todo escritório deveria se apropriar os benefícios da tecnologia para as áreas jurídicas. Com os softwares e programas disponíveis nos celulares é possível realizar reuniões, resolver problemas urgentes ou realizar o fechamento de acordos à distância, através de videoconferências, por exemplo. Nós profissionais do Direito muitas vezes temos uma agenda bastante apertada, por isso reforço que precisamos usar todas as alternativas disponíveis para dar prosseguimento às atividades. Um dos grandes avanços do nosso sistema Judiciário é a utilização desse tipo de tecnologia no dia a dia, inclusive realizando audiências online, facilitando o andamento das atividades.


Com o uso da tecnologia, nossos escritórios podem realizar uma gestão online, simultânea e compartilhada de serviços jurídicos, sem deixar de lado prazos e tarefas imprescindíveis.


E você? Como tem utilizado a tecnologia no seu dia a dia? Conte para nós nos comentários!


#SejaDigital





23 de Abril de 2020.


Professor Rodrigo Telles