Aplicativos que todo advogado deveria usar



Sabemos quão corrida pode ser a rotina e o dia a dia do advogado que precisa gerenciar escritório, finanças, processos e clientes de maneira efetiva para não perder prazos importantes. Por isso, gestão de tempo e produtividade são ferramentas essenciais para garantir o sucesso da carreira. Aqui reforço como a tecnologia pode facilitar e auxiliar a nossa profissão. Com soluções simples, é possível definir uma gestão online, simultânea e compartilhada para serviços jurídicos como redação de petições, diligências, agendas, eventos processuais, reuniões, entre outro.


Se você advogado ainda não está familiarizado com essas ferramentas, eu te incentivo a dar uma chance para conhecer e experimentar as opções disponíveis. Garanto que é possível gerenciar tarefas e rotinas de maneira organizada e ter tudo sempre na palma da mão. Por isso, listei abaixo 8 aplicativos que considero fundamentais para o advogado nos dias de hoje ser mais produtivo.




1) Google Docs


O aplicativo e a plataforma gratuitos da Google surgiram para substituir as ferramentas da Microsoft (word, excel, powerpoint). Através do app gratuita é possível criar arquivos de textos, apresentações, planilhas e formulários. Isso tudo fica gravado e pode ser acessado online e off-line e tudo pode ser compartilhado, por exemplo, com outras pessoas do escritório. A grande vantagem é que você pode acessar esse material de qualquer lugar, então sempre terá arquivos importantes à mão. Além disso, os arquivos do Google Docs podem ser salvos no seu computador e você pode continuar editando como quiser ou até mesmo salvar e enviar anexado no e-mail.



2) Evernote


Entre os aplicativos para organizar materiais está o Evernote. A ferramenta permite tomar notas, criar listas de coisas para fazer e gravar lembretes em voz, além de armazenar diferentes informações como textos, imagens, arquivos (PDF, Word, Excel…), páginas web, fotos, entre outros. Funciona como uma memória virtual, guardando tudo de forma simples para que o usuário encontre o que busca facilmente.



3) CamScanner


Esse aplicativo funciona como um scanner portátil. Com ele fica fácil digitalizar qualquer documento com ótima qualidade. O aplicativo possui uma interface intuitiva, facilitando a utilização do usuário. Após a digitalização, é possível editar o material ou inserir marca d’água ou assinatura pelo próprio aplicativo. Além disso, é possível compartilhar o arquivo digitalizado em formato de imagem ou em pdf por e-mail, whatsapp ou compartilhar em uma nuvem. Considero essa ferramenta para advogados e escritórios, pois acelera a etapa de arquivamento de arquivos. O aplicativo é gratuito, mas também possui a versão paga para algumas funções de personalização.



4) DocuSign


Esse é um aplicativo de assinatura digital essencial para os advogados, principalmente com a chegada do processo eletrônico. Essa ferramenta surgiu para facilitar a prática jurídica. Com esse aplicativo é possível acelerar as rotinas que precisam de assinatura, sem falar na economia de papel. É só abrir um documento no formato PDF, assinar e reenviar. A assinatura digital equivale a uma assinatura de próprio punho, ou seja, possui validade jurídica. A tecnologia da DocuSign utiliza criptografia para proteger os arquivos e armazena os materiais em servidores com certificados de segurança internacionais. Para utilizar essa ferramenta, é necessário ter uma conta e assinar um plano de assinatura. O plano mais básico (pessoal) custa 10 dólares e permite o envio de cinco documentos por mês.



5) CamCard


Essa ferramenta é ideal para organizar a rede de contatos e é muito útil no dia a dia. Basta fotografar o cartão de visita e, automaticamente, o aplicativo captura os dados e organiza as informações do contato na agenda, com isso fica fácil ter as informações de parceiros e clientes sempre à mão. Para não perder prazos, o aplicativo facilita na hora de anexar aquele documento do processo que precisa chegar ainda hoje ao juiz.



6) Trello


Esse é um aplicativo de gestão de tarefas utilizado por muitos profissionais e empresas para facilitar a rotina de equipes e escritórios. Para nós advogados, a ferramenta auxilia na organização de tarefas com etiquetas, prazos, arquivos anexados, alertas, entre outras facilidades. A ferramenta permite criar “cartões” para cada tarefa a ser executada, atribuindo os responsáveis de cada etapa com prazo de conclusão e espaço para comentários. O uso é bastante intuitivo e funciona como um quadro de atividades virtual, sendo possível gerenciar o trabalho de cada indivíduo de uma equipe.



7) Skype


Através do Skype, o advogado pode despachar tarefas e conversar sobre processos com os seus funcionários ou fazer reuniões remotas por áudio ou videoconferência com os clientes. Com isso, é possível ganhar tempo e agilidade no dia a dia. Outra opção é optar por planos de ligações do Skype, assim o custo com telefonemas locais e interurbanos diminuirá consideravelmente.



8) Google Drive


Esse eu considero o aplicativo de armazenamento em nuvem com melhor custo para quem é advogado. O Google Drive permite centralizar seus arquivos em um único local, divididos por pastas, além de sincronizá-los com segurança entre todos os dispositivos – smartphone, tablet ou computador. Ao armazenar os arquivos na nuvem, você tem a facilidade de poder acessar o conteúdo a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer plataforma. Além disso, documentos de word e excel online podem ser editados online, mesmo em computadores que não contém o programa. Outra facilidade é poder compartilhar o link de uma pasta ou arquivo com outra pessoa, definindo a ação de cada usuário para somente visualização ou edição.





13 de Abril de 2020.


Professor Rodrigo Telles


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo