Manifesto

O Escritório Enxuto nasceu do estudo, da vivência e da experiência de gestão e advocacia do seu idealizador, Rodrigo Telles. É a soma dos seus estudos no técnico em Administração com ênfase em Gestão alinhado com sua formação em Direito em seu escritório de advocacia, onde advoga desde 2004 e desenvolve um contencioso de massa. Viver a experiência de advogar para diversas pessoas, ter funcionários e empregados, prospectar e atender clientes, fazer e cuidar de processos, estudar e lecionar (o que sempre foi um sonho e uma alegria) fez com que as técnicas de gestão fossem estudadas ao máximo e levadas ao extremo de sua aplicação para criar o Escritório Enxuto.

O primeiro passo foi entender que as técnicas ensinadas deveriam ser compreendidas de forma mais aprofundada e com isso surgiram os livros, cursos, treinamentos e trocas de experiências com outros profissionais. Nesse processo, nasceu o encontro com o pensamento "Enxuto" que decorre do Lean Thinking que nos lembra sobre técnicas enxutas e hábeis para gerir e operar negócios e atividades de forma mais rápida e objetiva, o que todos precisamos hoje em dia. Junto com esse processo começou a aplicação e aperfeiçoamento dessas técnicas no escritório com a finalidade de encontrar os temas de gestão voltados diretamente para a advocacia.

Não se tratava de uma advocacia de um grande escritório, com muitos recursos, com diversos processos, com extrema estrutura. Tudo deveria ser feito do zero, com pouco ou quase nenhum recurso e assim ocorreu. Cataloguei e anotei todos os processos e metodologias que usei, desde os atendimentos de clientes, passando pela preparação de processos e prazos, agendas e gestão de tempo e finanças, caminhando pelo desenvolvimento do escritório até sua manutenção com a separação das atividades que eram de dono de escritório, gestor de escritório, advogado, estagiário, assistentes e outros funcionários.

Desde 2017, procurado por alunos que gostariam de saber como eu aliava gestão decorrente dos aprendizados de administração e Direito para o meu escritório de advocacia, comecei a trabalhar com Consultoria, Treinamentos e Materiais em Gestão de Escritórios de Advocacia. Desde então se tornou um projeto de carreira e vida o de cooperar com advogados e donos de escritório de advocacia a se organizarem, terem menos despesas e mais ganhos. Na medida em que os grandes escritórios possuem recursos e possibilidades de se desenvolverem, são os pequenos escritórios, que em sua maioria no Brasil não fizeram a transição tecnológica e cuja gestão ainda demanda muito dos advogados que se desdobram entre clientes, processos, estudo e vida pessoal.

Assim nasceu o Escritório Enxuto, um projeto de desenvolvimento de competências de gestão e administração para donos de pequenos escritórios de advocacia que sonham em se organizar, crescer e desenvolver uma advocacia plena e saudável. Onde a educação jurídica básica da graduação falhou, ou seja, no ensino sobre como ser advogado, o escritório enxuto se coloca como uma metodologia de treinamento para as técnicas de gestão de escritórios permitindo que os advogados administrem suas bancas, otimizem seus trabalhos e melhorem sua advocacia.

Por intermédio de textos, cursos, publicações, Mentorias, Treinamentos, Imersões e Consultorias esse processo se desenvolveu para preparar advogados e escritórios para entrarem organizados na era digital.

Para crescer é necessário ser organizado e fazer uma gestão de negócios e pessoas que seja possível e viável.
Com pequenos passos é possível construir uma grande jornada.

Viabilizar essa gestão jurídica é a razão pela qual o Escritório Enxuto foi criado e é seu grande objetivo.

Com muito amor e organização.

Rodrigo Telles